Arte e história em Porto de Galinhas

WP_20140130_045Eu amo viajar. E nas últimas férias, além de Salvador, também visitei Porto de Galinhas, em Pernambuco. A região é linda com praias e piscinas naturais maravilhosas. Mas não foram só as belezas naturais que me chamaram a atenção. Na verdade, me encantei especialmente com duas manifestações artísticas que encontrei por lá.

O primeiro tipo de arte que chamou a minha atenção estava dentro do local em que me hospedei. Na Pousada Tabapitanga, as camareiras usam toalhas para montar esculturas em cima das camas. Nos dias que fiquei por lá teve borboleta, jacaré, siri, flores, boneco e até um cisne…

As esculturas feitas de toalha me conquistaram já no primeiro momento. E eu passei o resto da estadia extremamente ansiosa para ver a novidade de cada dia. Tomava café e, quando voltava para o quarto, minha cama já estava enfeitada com um novo mimo feito pela camareira Luciana.

WP_20140129_006 (1)WP_20140130_004WP_20140131_023Ela me contou que todas as camareiras fazem  as esculturas de toalhas. Disse que quando alguém vê uma diferente na internet logo chama as outras para aprenderem a nova arte. E elas arrasam, viu? Cada escultura é mais linda que a outra, fiquei maravilhada!

O segundo ponto que atraiu a minha atenção foi a quantidade de galinhas na cidade. Calma! Não estou falando do animal galinha, nem de pessoas a quem esse adjetivo caberia… Eram esculturas, em sua maioria assinadas pelo artista local conhecido como Carcará. O que eu achei mais legal nelas foi que algumas são homenagens a artistas e ícones. Tinha galinha Michael Jackson, galinha Elvis Presley , galinha Monalisa e até galinha gueixa! Cada cantinho da cidade era decorado com uma galinha temática. Eu achei isso muito legal e fiz questão de tirar fotos com várias delas.

WP_20140130_009

WP_20140128_008

WP_20140130_013

WP_20140130_011

Achei maneiro porque souberam aproveitar bem o fato histórico que deu nome à cidade em sua decoração.  E as galinhas, que em sua origem escondiam uma história triste, acabaram virando atração turística na região. Não entendeu qual a relação entre galinhas e história triste? Então eu explico!

Depois que aboliram a escravatura, alguns escravos ainda eram trazidos para o Brasil ilegalmente. E os que chegavam lá naquele porto vinham em navios que traziam galinhas d’angola. Os escravos eram escondidos embaixo de onde ficavam as galinhas. E quando os navios chegavam, na cidade, as pessoas falavam “tem galinha nova no porto!” e todos já sabiam que os escravos ilegais tinham chegado. Por isso o local ficou conhecido como Porto de Galinhas…

Bruna Paiva

Anúncios

Um pensamento sobre “Arte e história em Porto de Galinhas

  1. Pingback: 5 lugares pelo mundo que eu sonho conhecer! | Adolescente Demais

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s