Pátria amada Brasil?!

imagesCAFF8Q72

Permitam-me iniciar este verdadeiro desabafo com uma pergunta. Será que todos os que levaram a mão ao peito nesta Copa têm noção do que se é cantado no Hino Brasileiro? Venho tentando responder a mim mesma esta questão. E creio que cheguei à conclusão de que grande parte da população não tem noção nenhuma de patriotismo.

Patrimônio público sendo destruído, o país sendo difamado por seus próprios cidadãos, bandeiras sendo queimadas… Foi esse o cenário visto na noite seguinte à derrotada Seleção Brasileira, em casa, na semifinal de nossa Copa do Mundo. Cenário este que se encontrava completamente diferente 90 minutos antes, quando a nação inteira parou para cantar à capela o quanto idolatrava e amava seu país.

“Pátria amada Brasil” foi o que todos gritaram com fervor. Para horas depois se jogarem na hipocrisia e na ignorância. Os revoltados que me desculpem, mas NADA justifica que se ateie fogo à bandeira de seu país. Vai contra todos os preceitos de educação, de civilidade e acho que não há necessidade de citar patriotismo…

“Brasil, de amor eterno seja símbolo”, diz o Hino Nacional. Aliás, o hino do Brasil é uma verdadeira declaração, um juramento de amor pelo país. Sinceramente, dói ouvi-lo da boca de quem não o sente. Aliás, dói saber que há brasileiros que odeiam o próprio país.

Sinto-me envergonhada pela falta de patriotismo do nosso povo. E não há como dizer que ela só acontece porque demos vexame no futebol. O povo brasileiro faz questão de exaltar os problemas do país, faz questão de dizer que o exterior é melhor. É ÓBVIO que o país tem problemas, e muitos, mas também é óbvio que qualquer país, qualquer lugar no mundo tem problemas econômicos, políticos e sociais.

Mais uma vez desculpem-me, porém, torcer contra seu país para parecer que é intelectual e politizado só lhe transforma em um verdadeiro babaca. E àqueles que preferem o exterior, que detestam com todas as forças a minha Nação: escolham o país dos sonhos, abram o Google e procurem a embaixada mais próxima.

Sair às ruas quebrando tudo o que se vê pela frente não vai mudar o país. Vaiar a Seleção brasileira ou a presidente da República não vai mudar o país. Torcer contra o Brasil não vai mudar o país. Se você realmente aspira por mudança, comece mudando seu voto. Proteste nas urnas. Faça jus à todos os manifestos de cidadania de 2013 votando conscientemente.

Sei que tenho apenas dezesseis anos e muitos dirão que eu é que não tenho a menor noção do que digo. Mas ainda assim, com minha pouca experiência de vida, de uma coisa eu tenho certeza: eu AMO o meu país. Tenho sim, e muito, orgulho de ser brasileira. E, hoje, canto o Hino Nacional acima de tudo com o coração, entendendo, acreditando e sendo sincera a cada palavra dita.

Bruna Paiva

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s