Secret: a febre dos segredos revelados

 

Segredo

Secret. Você sabe do que eu estou falando? Não, não é apenas a tradução inglesa para a palavra segredo. Secret é um aplicativo no qual qualquer pessoa que tenha uma conta, pode postar mensagens anônimas.

Há três meses o secret foi lançado no Brasil. Mas, pelo menos na minha escola, só explodiu há pouco mais de uma semana. E quando eu digo “explodiu” é quase no sentido literal da palavra…

De  um dia para o outro, simplesmente não se falava em outra coisa. Às 7 da manhã de uma quinta feira, quando eu cheguei à escola, fui surpreendida por todos comentando e compartilhando o que leram no novo espalhador de segredos.

O projeto inicial do aplicativo era de que pessoas tímidas contassem com a ajuda do Secret para falar o que tinham vergonha. Porém, o anonimato tem levado a coisa para um lado bem mais complicado, pra falar a verdade, um lado sujo.

O que tem acontecido é que a plataforma virou um lugar onde todos contam ou inventam coisas sobre a vida alheia. Difamando as pessoas, contando segredos íntimos, inventando mentiras, e, o que me parece pior, espalhando fotos que não deveriam ser espalhadas. Se é que me entendem…

Entre os que me cercam, e muita gente na internet, o Secret é a nova moda. Mas a única coisa que este aplicativo tem me provocado é nojo. Tenho uma real aversão a esse espaço onde se fazem verdadeiras maldades com quem não pode se defender.

Imaginem-se no lugar de quem está tendo todos seus segredos revelados. Imaginem-se lendo algo extremamente íntimo sobre vocês em uma plataforma ao alcance de todo o mundo…

“Fulaninha fez isso, isso e isso com fulaninho” ou “ Fulaninho, enquanto você está em casa, olha o que sua namorada faz com outro”,  acompanhado de fotos. Imagens íntimas de meninas à disposição de todos.

Deve ser bem legal, não? Muito engraçado. Imagina  uma foto sua sem roupa sendo espalhada para quem quiser ver na internet.

“Ah, mas essa é a graça do app, Bruna. Quem não deve não teme e não vai parar no Secret…”.Mas que argumento babaca hein? Eu sinceramente duvido da existência de alguém que não possua segredos inconfessáveis. Segredos que cabem apenas a nós mesmas decidir se dividiremos ou não com alguém.

Existe um artigo na Constituição Brasileira que diz que é livre a manifestação de pensamento desde que não seja feita de forma anônima. Mas o problema não se resume a infringir uma lei federal. O que me assusta é a falta de caráter. Falta de respeito para com o próximo. Isso sem falar na falta de responsabilidade, é claro.

Quantas meninas já acabaram com a própria vida depois de seus segredos pararem na internet? Quantas não aguentaram a barra de ter fotos íntimas espalhadas por aí? Se você nunca soube de nada parecido, faça uma busca sobre o caso da brasileira Júlia Rebeca ou o da canadense Amanda Todd. São apenas dois exemplos do que essa “brincadeira” pode causar.

Na boa? Isso não tem graça nenhuma. Não é engraçado quando só um ri. E é menos engraçado ainda quando para muitos rirem um  precisa sofrer… E, sinceramente? Ninguém tem direito de espalhar segredos alheios porque julga que as atitudes das outras pessoas são erradas.

Cada um faz o que quer de sua própria vida. E os outros não têm nada a ver com isso. Portanto, antes de postar qualquer coisa sobre alguém no Secret, Whatsapp, Facebook, Twitter, enfim, para o mundo, pense. Pense duas vezes, três, quatro e de preferência, depois de pensar pela décima vez, guarde o segredo para você…

Bruna Paiva

Siga @ADmaisblog  no Twitter

Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook

Anúncios

2 pensamentos sobre “Secret: a febre dos segredos revelados

  1. Fico muito triste em saber da necessidade doentia de certas pessoas, em denegrir, maltratar, enxovalhar seus semelhantes, até o ponto os deixarem doentes da alma e seus corações partidos.
    E o que me deixa mais triste, é que esses carrascos insenciveis e libidinosos, em sua maioria são jovens, dos quais esperamos atitudes e comportamentos bem diferentes.
    Por isso minha linda escritora, proteja-se muito bem, não quero nunca ve-la de coração partido.
    Bjs carinhosos.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s