“Agora, bata nela”. Como você reagiria a uma ordem dessas? Bom, um vídeo gravado na Itália mostrou a reação de alguns meninos à essa frase.
A cada um dos meninos é apresentada a mesma garota, e no meio de várias ordens como “faça carinho nela” ou “faça uma careta” as crianças são surpreendidas por um “agora, bata nela”. A reação deles é unânime e faz a gente realmente parar pra refletir. Todos os meninos se recusam a cumprir a ordem com uma indignação no olhar.
O vídeo é uma campanha contra a violência à mulher e foi viralizado nos últimos meses. O que é mais legal ainda é que uma empresa de entretenimento indiana resolveu fazer uma resposta à ele.
No vídeo indiano, a situação é invertida. Meninas recebem a ordem de bater em um garoto. E o resultado é parecido com o primeiro vídeo. As crianças são unânimes contra a agressão.
A moral da história é que, no mundo das crianças, ninguém quer bater em ninguém. A violência gratuita não é algo normal para elas. E isso me fez realmente refletir sobre por que a violência está tão presente no nosso mundo… Por que ela foi tão naturalizada?
Por que é que as pessoas se matam por brigas de trânsito? Ciúmes, mal entendidos, dinheiro, tudo tem virado “motivo” para violência. Mas será que ela realmente tem motivo?
A pureza e inocência dessas crianças provam que o mundo podia ser um lugar bem melhor do que é hoje em dia. E assistindo a esse tipo de coisa eu só tenho mais certeza de que subestimamos o quanto temos a aprender com as crianças.
Assistam aos vídeos aqui e tirem suas próprias conclusões:
Bruna Paiva
Siga @ADemaisblog no Twitter
Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook
Siga @ademaisblog no Instagram