Sobre ser bailarina e o concurso de “bailarinas” do Faustão…

Bailarinas do Faustão - reprodução web (Foto: Artur Meninea / Gshow)

Bailarinas do Faustão – reprodução web (Foto: Artur Meninea / Gshow)

São no mínimo nove anos de estudo. Anos e anos de esforço e suor diários. Incontáveis dias de frustração seguidos de persistência já que sabemos que bailarina tem que melhorar tudo, sempre. Esforço este que, mesmo trazendo hematomas, machucados, uma rotina agitada e muito estresse, nos é recompensado por fazermos o que amamos.

Por isso me entristece assistir a demonstrações da desvalorização dos profissionais da dança. Meninas sem base alguma se dizendo bailarinas e ainda afirmando que “sempre gostaram de dançar na balada”.

Ser bailarina não tem nada a ver com dançar na balada. Ser bailarina não se resume a rebolar a bunda e bater cabelo. Não pode se resumir a ter perna alta e elasticidade. Isso todo mundo tem.

Ser bailarina não é fazer caras e bocas ou se remexer feito louca enquanto uma música toca no fundo. Ser bailarina requer estudo, requer esforço e o bonito é o conjunto da obra. Não adianta nada ter uma perna na orelha se você só se mexe ao invés de realmente dançar.

Ser bailarina não tem nada a ver com o que eu vi nos dois últimos domingos no Domingão do Faustão. Senti uma imensa vergonha assistindo. Vergonha se essas são realmente as representantes da dança que passaram por uma rigorosa seleção em todo o país.

Espero de coração que esse concurso não seja tomado como referência na dança brasileira. E espero ainda mais que não se concorde com alguém que diz que “o auge da carreira da bailarina é dançar no ballet no Faustão”. Realmente me preocupa que esse seja o cenário que pintam da dança num país com tanta gente talentosa.

E se há alguém que ainda está achando legal o que assistiu, acredite: o concurso é pura cara de pau e carece de dança verdadeira.

Bruna Paiva

Siga @ADemaisblog  no Twitter

Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook

Siga @ademaisblog no Instagram

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s