Minha tão esperada visita à Bienal

IMG-20150906-WA0032

Lançamento do livro Não Olhe, de FML Pepper

Sem dúvidas o evento mais esperado do ano, a XVII Bienal do Livro do Rio de Janeiro começou no dia 3 de setembro. Eu, como não podia deixar de ser, contei os dias para a minha visita, no último domingo, 06-09. Amo a Bienal e me lembro de cada edição que passei por lá, desde bem pequenininha. Cresci no meio dos livros e esse evento é uma espécie de paraíso para IMG-20150906-WA0016mim. Cheguei com a lista pronta e já sabendo o que queria em cada pavilhão, ainda assim, mudei planos por algumas surpresas que encontrei nas editoras.
Os stands, a cada ano mais criativos, dão um quê a mais de magia aos livros. As decorações de que eu mais gostei foram as da Novo Conceito e da Companhia das Letras. A primeira tem reproduções de páginas e capas gigantes, além de livros pendurados e uma ilha com carregadores de celular para os leitores. A segunda, é decorada com painéis de LED anunciando os lançamentos e uma estante enorme com vários títulos diferentes no portal de entrada.

Encontrei com alguns autores e, claro, saí com autógrafos!

IMG-20150906-WA0030

Com a FML Pepper e suas mortes…

Primeiro, fui ao lançamento do livro Não Olhe, da FML Pepper, na Editora Valentina e amei. A autora autografava acompanhada de personagens de seu livro que eram a cara da morte. E que morte, viu! Até senti que minha hora estava próxima… Como não tinha lido o primeiro da série, comprei Não Pare para começar. Enquanto autografava meu livro ela me deixou super à vontade para “ir morrendo” com seus personagens e depois se juntou à brincadeira.

IMG-20150906-WA0027

Com Laurentino Gomes no stand da Globo

Quando entrei na Editora Globo, tive uma grande surpresa: o autor Laurentino Gomes autografava seus livros 1808, 1822 e 1889. Recentemente, li o 1808 e adorei, em breve sai a resenha aqui no blog. Entrei no stand da editora justamente em busca do 1822. Quando soube que o autor estava lá, corri para a fila de autógrafos. Laurentino foi super simpático e ainda me desejou boa sorte no vestibular. Quando me perguntou o que eu queria fazer da vida e eu disse que cursaria comunicação, mas queria ser escritora, ele falou “Ah, então está na minha área!”

IMG-20150906-WA0012

Com a Mari Mortani

No stand da Novo Conceito, encontrei com a amiga Mari Mortani, do blog Magia Literária. Ela estava prestes a começar a mediação de um bate-papo com a autora Vanessa Bosso. Não pude ficar para participar porque ainda precisava fazer algumas coisas antes de ir embora, mas tenho certeza de que foi divertido. Aliás, a Mari vai estar na Bienal quase todos os dias para mediar debates e bate-papos com autores da Novo Conceito.

Rodando pelos Pavilhões, precisei parar para tirar foto em alguns lugares. A Mônica gigante me fez lembrar de uma infância repleta dos quadrinhos de Maurício de Souza. IMG-20150906-WA0013Este, aliás, impressionante. Do alto de seus 80 anos, o grande homenageado desse ano na Bienal autografava seus gibis sorridente e simpático para uma fila de fãs de todas as idades.  Um Christian Figueiredo gigante também me fez parar para um registro. Já no fim da minha visita, tive a sorte de cruzar com a fofa da Babi Dewet no estacionamento. Lógico que precisei pedir uma foto, né…

IMG-20150906-WA0018

Com a Babi Dewet no estacionamento

A única coisa que eu estranhei foi a logística de distribuições das editoras. Ao todo, são três Pavilhões. Entretanto, é no Pavilhão Azul que estão todas as grandes editoras, além de muitas distribuidoras e livrarias. Passei cinco horas só lá! Enquanto isso, o Pavilhão Verde era mais voltado para o público infantil, e o Laranja era das editoras universitárias e algumas distribuidoras. Acho que poderiam ter distribuído melhor para não concentrar todo mundo num lugar só.

IMG-20150906-WA0017

Alguns dos livros que comprei

Ainda assim, eu amei o passeio e pretendo voltar. A Bienal está linda e acontece até o dia 13, domingo, com uma programação incrível e vários autores convidados como Sophie Kinsella, Anna Todd e outros. No último domingo do evento (dia 13-09), que é quando eu pretendo voltar, vai rolar um lançamento que fará o Riocentro tremer. Quatro das autoras mais queridas pelo público jovem no país lançam, juntas, o livro Um Ano Inesquecível pela editora Gutenberg. Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet com toda a certeza vão levar um público enorme!

Deixo aqui pra vocês a lista dos livros que trouxe em minha primeira visita à Bienal. Grande parte deles vai acabar ganhando resenha aqui no blog!

  • Um Ano Inesquecível – Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças (Ed. Gutenberg)
  • Não Pare – FML Pepper (Ed. Valentina)
  • Eu Sou Malala – Malala Yousafzai (Ed. Cia das Letras)
  • 1822 – Laurentino Gomes (Ed. Globo Livros)
  • O Misterioso Caso de Styles – Agatha Christie (Ed. Globo Livros)
  • Cartas de Amor aos Mortos – Ava Dellaira (Ed. Seguinte)
  • Apenas Um Ano – Gayle Forman (Ed. Novo Conceito)
  • Apaixonada Por Histórias – Paula Pimenta (Ed. Gutenberg)
  • Eu Odeio Te Amar – Liliane Prata (Ed. Gutenberg)
  • Muito Mais Que 5 Minutos – Kéfera Buchmann (Ed. Paralela)
  • O Réu e o Rei – Paulo César De Araújo (Ed. Cia das Letras)
  • Joyland – Stephen King (Ed. Suma de Letras)
  • Eu Fico Loko 2 – Christian Figueiredo de Caldas (Ed. Novas Páginas)
  • Dias Perfeitos – Raphael Montes (Ed. Cia das Letras)

Bruna Paiva

Siga @ADemaisblog  no Twitter

Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook

Siga @ademaisblog no Instagram

Anúncios

Um pensamento sobre “Minha tão esperada visita à Bienal

  1. Pingback: 1808- uma aula de História esclarecedora | Adolescente Demais

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s