Diário de viagem: curtindo Camboriú!

balneario-camboriu-12

Olá, pessoal! Finalmente chegamos ao último dia de diário de viagem! Vou contar como foi a estadia em Balneário Camboriú!

Durante toda a viagem, nos hospedamos num apartamento no Pontal Norte de Balneário Camboriú. Era bem pertinho da praia e do centro. Foi ótimo porque podíamos sair tanto a pé quanto de carro. Não ficamos muito tempo por lá, usamos mais para dormir e tomar café, já que saímos da cidade quase todos os dias, mas deu pra conhecer um pouquinho também.

O que me deixou mais impressionada em Balneário Camboriú (além da beleza dos locais, é claro) foi a educação. Perdi a conta das vezes em que olhei em volta exclamando “como eles são civilizados!”.

wp-1453753612106.jpg

A faixa de pedestre

O que mais choca qualquer carioca, e aos paulistas também, é a falta de sinais de pedestres. Isso mesmo, sinais (semáforos, faróis, chame como quiser) só existem nos cruzamentos mais perigosos. Nos demais locais, há apenas faixas de pedestres, um pouco mais altas que o nível da avenida. E, choquem-se, é só botar o pé na faixa que TODOS os carros param.

Na primeira vez em que vi, não acreditei. Quando entendi o que acontecia, resolvi testar. Resultado? Uma retardada que toda hora mudava de calçada para sentir o gostinho do que nunca vai ver em sua cidade. Sejamos francos, se isso vira norma no Rio de Janeiro, ou em São Paulo, metade da população seria atropelada só na primeira semana.

Balneário Camboriú é a típica cidade do interior que se desenvolveu MUITO e virou cidade grande. Talvez essa seja uma das razões para os engarrafamentos gigantes e sem ter para onde fugir. Passamos horas parados e quase perdemos o circo do primeiro dia de viagem, porque o trânsito não tinha escape.

img-20160125-wa0034.jpg

Com nossos primos no bar Chaplin

Outra consequência do grande e rápido desenvolvimento da cidade são os prédios à Avenida Atlântica, orla da praia. Nas praias de Camboriú, a faixa de areia é pequena, o calçadão também. Acontece que, do outro lado da calçada, foram construídas dezenas de prédios, com dezenas de andares. Ou seja, depois do meio-dia, a praia fica completamente à sombra dos arranha-céus. Apesar de não ser muito chegada a ficar no sol, achei um crime!

Como durante o dia fomos aos parques, aproveitamos Camboriú mais tarde. Fiquei impressionada com a noite da cidade. Ok, ok, sei que meu Rio de Janeiro também tem uma noite animada. Mas por lá, todas as lojas também ficam abertas. Passamos pelo centro às 22h, durante a semana, e não havia sequer uma loja fechada, muito menos sinais de que pretendiam fechar tão cedo.

20160113_180641.jpg

A caixinha de doações de livros

No primeiro dia, depois de uma visita ao Beto Carrero, nos encontramos com primos num bar chamado Chaplin que é beeem gostosinho e fica na orla da praia central. Ah, mais um indício de que eles são mais evoluídos: no calçadão, existem caixinhas onde pode-se doar livros ou revistas para quem quiser ler na praia. Achei muito legal.

Em Camboriú, existe um ponto turístico conhecido como Cristo Luz, nada menos que uma imagem do Cristo segurando um refletor. É bonito e fica no alto de um morro. Por falta de tempo, acabamos não passando por lá. Mas o víamos de vários pontos da cidade.

A cidade é muuuito bonitinha. Amei minha estadia e voltei pra casa encantada.

É isso, pessoal, esse foi nosso último diário da minha viagem. Espero que vocês tenham gostado de acompanhar o que rolou nesses dias que eu tanto gostei.

Um beijo da Bru e até o próximo post!

Gostou do post? Então, comente, compartilhe e não se esqueça de seguir o blog nas redes sociais!

Siga @ADemaisblog  no Twitter

Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook

Siga @ademaisblog no Instagram

 

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s