Como fazer tudo que você gosta e ainda ter tempo para estudar?

wp-1455746887878.gif

Uma das perguntas que eu mais escuto na vida é “Nossa, mas como você faz tudo isso? Onde você arruma tempo para estudar?”. É simples. Eu organizo o meu tempo. Ok, confesso que não sou a pessoa mais organizada do mundo quando o assunto é meu quarto, minha mochila, etc. Mas quando se trata dos meus horários, eu sou a louca da disciplina.

A verdade é que eu fui meio obrigada a aprender a arrumar tempo para tudo. Sempre gostei de fazer muitas atividades extras e tento encaixar todas as coisas que gosto em algum espacinho da minha agenda. Acontece que, quando você faz muita coisa, qualquer minuto é precioso. Principalmente quando se precisa estudar.

Na época de escola, uma das coisas que mais irritava era ouvir de meus colegas: “não estudei porque não tive tempo”. Não que eu fosse uma aluna exemplar, mas é que nenhum deles nunca fez metade do que eu fazia, e eu sempre arrumei tempo para tudo. A pergunta é: COMO?

Parece loucura, mas não é tão complicado. Eu ocupo todos os meus horários com alguma coisa para fazer, depois monto uma planilha. Lá eu organizo realmente o que pretendo fazer em cada dia da semana, estipulando horários para descanso, leitura, produção de conteúdo para o blog, estudo em casa e lazer. Vou deixar um exemplo de planilha organizadora para vocês terem uma ideia de como esquematizar uma semana.

wp-1455746421742.jpg

É uma agenda apertada, mas eu acabo de te provar que, sim, é possível ter tempo para tudo quando você se dispõe a isso. Até porque, essa é uma planilha que realmente já foi minha, se eu não me engano em 2014. É claro que, às vezes, não dá para seguir à risca os horários determinados. Mas, nesses casos, eu faço uma mini planilha do que eu tenho que fazer naquele dia para não perder tempo e ainda conseguir descansar. Ou uma listinha das coisas que não posso esquecer ou deixar de fazer. O sistema de Bullet Journal também é uma boa. Me ajuda demais. Vou deixar aqui um vídeo explicando o sistema:

Confesso que há vezes em que a preguiça não bate; ela espanca. Nesses dias a tal da força de vontade precisa ser nossa melhor amiga. Afinal, o horário apertado foi escolha nossa para conseguirmos fazer tudo o que deve ser feito. E, claro, aquilo que gostamos também.

Fiz uma listinha de cinco coisas que podem te ajudar nessa rotina louca:

1- Respeite os horários que você estipulou – sei que, às vezes, é complicado seguir tudo exatamente como o planejado. Mas se você respeita a sua escala de horários, o dia flui de uma forma muito mais fácil…

2- Evite a internet fora do horário estipulado – tente ficar bem longe do seu celular enquanto estuda, ou enquanto faz algo importante. As redes sociais acabam nos tirando a atenção daquilo que estamos fazendo. E isso só nos toma mais tempo.

3- Organize-se de véspera – anote, antes de dormir, tudo o que você precisa fazer no dia seguinte. Deixe sua mochila e tudo de que vai precisar já organizados na véspera. Dessa forma você evita que se esqueça de alguma coisa pela manhã.

4- Durma bem – quando a gente não consegue descansar, nada no dia rende. É extremamente necessário dormir bem para renovar as energias para essa rotina corrida.

5- Coma direito – às vezes a gente faz tanta coisa que acaba esquecendo de tirar um tempinho para comer. Organize seus horários com brechinhas para a alimentação. E, principalmente, se alimente de forma correta para conseguir dar conta do dia a dia. Se necessário, procure uma nutricionista para te ajudar.

No fim, por mais que a rotina pesada canse, é incrível olhar para seu dia, semana ou ano e perceber que conseguiu fazer tudo o que planejou! Tomara que consiga cumprir todos os seus objetivos do ano com essas dicas! Me contem aqui como fazem para organizar o tempo e a agenda de vocês!

Um beijo enorme da Bru.

Gostou do post? Então, comente, compartilhe e não se esqueça de seguir o blog nas redes sociais!

Siga @ADemaisblog e @BrunaPaivaC no Twitter

Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook

Siga @ademaisblog e @BrunaPaivaC no Instagram

Acompanhe BrunaPaivaC no Snapchat

Anúncios

2 pensamentos sobre “Como fazer tudo que você gosta e ainda ter tempo para estudar?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s