A novela da rua

night-690182_1280Até agora, não sei bem o que me tocou naquela cena. Talvez a simplicidade da situação, que era ao mesmo tempo muito mais profunda do que aparentava. Mas também pode ter sido o sorriso estampado no rosto de cada um daqueles dois homens.

 Ambos se encontravam extremamente à vontade. O primeiro, deitado de lado com o cotovelo flexionado e a mão servindo de apoio para a cabeça. Jogado sobre suas pernas, até a altura da cintura, um pedaço de pano fazia as vezes de cobertor. Ao seu lado, o segundo homem estava sentado. Sem camisa, com uma postura relaxada e uma garrafa de cerveja na mão.

Os dois homens, que não aparentavam menos de 50 anos, comentavam, riam e pareciam se divertir com aquilo a que assistiam. Na hora, a cena me pareceu quase cotidiana: dois amigos jogados num sofá, assistindo a algum programa de televisão. Cheguei a olhar melhor, procurando a TV. Mas não havia aparelho algum.

O sofá dos dois homens era uma mureta na pracinha de uma das áreas mais nobres do Rio de Janeiro. Sua televisão, o movimento da rua. O entretenimento deles era rir daquele mundo do qual são meros espectadores.

Os moradores de rua assistiam ao fluxo de automóveis que volta e meia engarrafava, deixando motoristas estressados. Observavam o entra e sai dos estudantes desgastados na universidade do outro lado da rua. Prestavam atenção aos pedestres que passavam, por vezes, com certo medo, na avenida mal iluminada. E às crianças que, acompanhadas por mães e babás, brincavam na pracinha depois da tarde na escola.

Me pareceu uma espécie de ritual. Como se todo dia, àquele mesmo horário, ambos se posicionassem à mureta para assistir à novela da rua. Uma novela que não se repete, e em que a cada dia os personagens são distintos. O que nunca muda nessa novela são as gargalhadas dos espectadores. Esses se divertem com o nosso ridículo, a nossa prepotência e a nossa indiferença.

Bruna Paiva

Gostou do post? Então, comente, compartilhe e não se esqueça de seguir o blog nas redes sociais!

Siga @ADemaisblog e @BrunaPaivaC no Twitter

Curta a fanpage do Adolescente Demais no Facebook

Siga @ademaisblog e @BrunaPaivaC no Instagram

Acompanhe BrunaPaivaC no Snapchat

CLIQUE AQUI PARA VISITAR O ADOLESCENTE DEMAIS NO YOUTUBE

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s